FANDOM

O Grêmio Recreativo Torcida Organizada Força Jovem, ou simplesmente Força Jovem do Vasco é uma torcida organizada, independente, do Club de Regatas Vasco da Gama. O mascote da torcida é o Eddie, símbolo da banda britânica Iron Maiden.

  • Em 1969, depois de 11 anos sem conquistar um título estadual, jovens vascaínos decidiram criar uma torcida. A nova torcida tinha que ser diferente, tinha que ter um nome mais criativo e de impacto. Assim aconteceu, com a presença da palavra FORÇA. Nesse momento nascia a FORÇA JOVEM, criada em 1969, fundada oficialmente no dia 19 de fevereiro de 1970, em um casarão da rua Cônego Tobias n.º 80, no bairro do Méier, de propriedade do saudoso médico e Vascaíno Dr. Guilherme Lopes de Almeida, cujos filhos Guilherme e Fernanda também participaram da fundação da torcida, onde funcionou a primeira sede da FJV no porão da casa.
    A primeira faixa foi colocada na grade do Maracanã, atrás do gol, era toda branca com os seguintes dizeres em preto: "VASCO, O MÉIER TE SAÚDA". Quando o Campeonato Carioca daquele ano iniciou-se, outra faixa foi confeccionada. Nela estava o nome: "FORÇA JOVEM".
    Em 1988 a Força Jovem se tornou a maior torcida organizada do Rio de Janeiro. Dois anos depois, em 1990 foi dividida em Famílias, isto é, organizada por localidades, tornando-se a potência do cenário nacional.
    No ano de 1992, a Força Jovem muda sua sede para o bairro Cavalcanti. Depois a sede foi transferida para o bairro Piedade em 1993, bem estruturada, proporcionando facilidades para os associados. Em 1996, a Força Jovem mais uma vez mudou o local de sua sede, passando a ser no centro da cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente na Rua Gonçalves Dias 89.
    Em 2013, a Força Jovem se envolveu numa briga em Joinville e desde lá encontra-se proibida de frequentar estádios.

GaleriaEditar